CRF/SE REALIZA PRIMEIRA PLENÁRIA DESDE O COMEÇO DA PANDEMIA

crfse-plenaria-16_c23684cd590100c1d8995bf9c.png

Com a chegada do novo coronavírus diversas atividades do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) foram suspensas, dentre elas a Reunião Plenária, que de acordo com a Deliberação nº05/2020 teve seu reinício de forma online na última quinta-feira, 13.

Na oportunidade, em nome da diretoria do CRF/SE, o presidente Marcos Rios prestou homenagem às mais de 107 mil vidas perdidas, vítimas da Covid-19. Na sua fala inicial também fez uma manifestação de respeito a diversos nomes que elevaram a categoria farmacêutica durante o período da pandemia provocada pelo novo coronavirus.

Linha de frente no combate a Covid-19

Dentre os nomes citados para uma moção de aplausos, estava Kleper Araújo Silva (in memoriam) dadas as suas contribuições à promoção da assistência farmacêutica no serviço público. Vale ressaltar que em vida esteve na linha de frente no combate ao coronavírus. “A sua homenagem é um reconhecimento a todos os farmacêuticos que atuam no âmbito da saúde pública e privada”, destaca Rios.

Ao mencionar os farmacêuticos Lysandro Borges, Makson Gleidson, José Melquiades, Mairin Serafim e Mônica Santos, o CRF-SE prestou homenagem aos pesquisadores e representantes da força tarefa de testagem do Laboratório de Bioquímica da Universidade Federal de Sergipe (Labic-UFS), responsáveis pelas testagens da sociedade oferecendo apoio às ações de controle de saúde pública.

Foram feitas referências ainda aos pesquisadores e representantes do Projeto EpiSergipe, os farmacêuticos Rafael Ciro, Rangel Rodrigues, Mariane Nascimento, Rita de Cássia Santa Rosa, Lucindo Quintans, Adriano Antunes e Dulce Schimieguel, também responsáveis por testagens da sociedade, que deram suporte às ações de controle de saúde pública. Os professores farmacêuticos responsáveis pela produção de álcool 70% destinada à doação a diversos órgãos e instituições do nosso estado foram aclamados pelo plenário, a citar: Francilene Amaral, Rogéria Nunes e Marcelo Cavalcante.
O Centro de Informações de Medicamentos da UFS-Campus Lagarto (CIMUFS-LAG) também receberá a homenagem, pela construção de materiais relevantes para os farmacêuticos e a sociedade, estando na vanguarda de informações técnicas frente à Covid-19.

Em Sergipe ainda foram suscitados os farmacêuticos que estão atuando nas U.T.I.s da covid-19, representados em suas homenagens, as farmacêuticas Simony da Mota Soares, Maria das Graças Pires de Almeida e Jaciara da Paixão Silva. Outro farmacêutico agraciado pela moção aplausos foi Cliomar Alves dos Santos, dadas as suas contribuições à frente do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (LACEN/SE), gerenciando a equipe de profissionais responsáveis pelo maior número de testagem de Sergipe. Para o presidente do CRF/SE, "estes exemplos têm enaltecido o farmacêutico e sua representatividade nas ações de promoção da saúde. Apesar do infortúnio momento, o farmacêutico assumiu a responsabilidade em diversos segmentos da sua atuação e tem mostrado a versatilidade, mas também a empatia"

Em nível Nacional, a diretoria fez questão de citar a representatividade do dr. Walter da Silva Jorge João e demais representantes da diretoria do CFF, além do seu plenário, pela condução das ações de promoção da profissão, oferecendo suporte ao CRF-SE para promover disponibilização de equipamentos protetivos a farmacêuticos em situações de vulnerabilidade em seu local de trabalho. "O Dr. Walter teve a perspicácia a tempo de elaborar resoluções que garantissem amparo aos conselhos regionais de promover assistência ao farmacêutico", acrescenta Marcos Rios. O Prof. Tarcísio José Palhano, também foi referenciado devido as suas contribuições à frente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, que salvaguardaram profissionais e sociedade através da promoção de fóruns e documentos com conteúdos relevantes para os farmacêuticos e a sociedade, fomentando a capacitação técnica de farmacêuticos.

21/08/2020 17:00