FARMACÊUTICOS RESIDENTES EM SAÚDE DA FAMÍLIA PRESTAM SERVIÇOS À POPULAÇÃO EM SERGIPE

117625966-338414333952871-4756230933998302564-n_2defb0bda1a955c8f854084.jpg 

A vasta gama de setores em que o farmacêutico pode atuar vai além do balcão da farmácia, das análises clínicas, da farmácia magistral, farmácia hospitalar, estética, infectologia, estudos científicos entre outros. Em Aracaju-SE, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com a prestação humanizada dos serviços farmacêuticos em Saúde da Família integrados a outras áreas profissionais da saúde.

Isso porque farmacêuticos, enfermeiros, fonoaudiólogos e profissionais de educação física participam dos Programas de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desde 2015. O consultor Ad-hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Wellington Barros, explica sobre a abrangência dos Programas. “Na UFS nós temos atualmente 8 programas de Residência Multiprofissional ou em área profissional da Saúde. Em Saúde da Família são dois Programas, um em Aracaju e outro em Lagarto. O Programa iniciou as atividades em 2015 e já formou seis Farmacêuticos especialistas em Saúde da Família. A turma atual conta com dois Farmacêuticos-Residentes R2 e dois Farmacêuticos-Residentes R1, que desenvolvem suas atividades em quatro Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Aracaju”, afirma o coordenador adjunto da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade (COREMU/UFS).

Os residentes cumprem uma carga horária semanal de 60 horas, das quais 80% (48h) consistem em atividades profissionais práticas de treinamento em serviço. A carga horária total da Residência é de 5.760 horas, divididas em dois anos. “Durante a residência eles têm uma formação geral em políticas de saúde, planejamento e avaliação em saúde, epidemiologia e segurança do paciente, bem como conteúdos específicos em Saúde da Família (no novo currículo) como Vigilância em Saúde, Gestão do cuidado em Saúde, Práticas integrativas, saúde das populações vulneráveis e tópicos clínico-assistenciais avançados, entre outros”, esclarece Wellington.

Na parte prática, eles desenvolvem atividades de caráter Multiprofissional em conjunto com as outras profissões e também atividades específicas da Farmácia na área clínica, de Cuidado Farmacêutico. Assim que se formou em Farmácia na Universidade Federal de Sergipe o farmacêutico Lucas Santos, entrou na residência. “Podemos atuar de maneira integrada com outros profissionais da saúde que compõem a equipe, como por exemplo, na realização de atividades de educação em saúde, atividades de visita domiciliar na qual verificamos o paciente em sua residência e avaliamos as condições do mesmo para fazer as intervenções necessárias. Também podemos realizar consultas multiprofissionais onde o farmacêutico atende juntamente com o fonoaudiólogo, profissional de educação física e enfermeiro visando o cuidado integral de pacientes, como por exemplo, em consultas de hiperdia e pré-natal multiprofissional. Além de fazer a dispensação, conciliação de medicamentos, revisão da farmacoterapia, monitorização terapêutica de medicamentos e também o acompanhamento farmacoterapêutico que é um dos principais e muitíssimo requisitado”, descreve.

Em 2017, foi iniciada a implantação da Consulta Farmacêutica em uma das Unidades de Saúde da Família da Residência, pela Farmacêutica Aline Santos, que posteriormente viria a realizar o curso de Cuidado Farmacêutico no SUS promovido pelo CFF, trabalho que foi reconhecido e divulgado na publicação "Experiências Exitosas no SUS", do CFF em 2019. Veja aqui: https://bit.ly/3iVXg3N

A farmacêutica mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Ciências da Saúde pela UFS, Carla Francisca, entrou na residência com o objetivo de reparar lacunas da formação acadêmica e adquirir experiência para tornar-se uma profissional humanizada e preparada para atuar na atenção primária à saúde ou na docência. E inicialmente se deparou com a situação delicada em decorrência da pandemia da infecção humana pelo vírus Sars-CoV-2. “Tem sido um misto de medo e satisfação. Medo por estar exposta ao risco de contrair o vírus ou contaminar a minha família, pois tenho contato diariamente com várias pessoas e o bairro onde está localizada a Unidade Básica de Saúde que atuo possui um dos maiores índices de casos de Aracaju. Entretanto, tenho muita satisfação em contribuir para conscientização da população e de alguma forma mudar o cenário de caos que a pandemia causou. De forma multidisciplinar elaboramos e executamos diversas ações de educação em saúde no território. As consultas no consultório e realização de grupos estratégicos foi prejudicada já que tivemos uma reorganização do processo de trabalho passando a atender apenas os casos de urgência que não podem ficar sem atendimento, como por exemplo, gestantes e puérperas, pacientes hipertensos e diabéticos. Algumas visitas domiciliares são realizadas em casos específicos como usuários acamados e do grupo de risco que não é aconselhada a ida à UBS, só em casos extremamente necessários”, declara Carla.

“Há uma década que a Universidade Federal de Sergipe oferece o Programa de Residência Multidisciplinar. Desde o início o professor Wellington Barros acompanha as turmas de residentes. Para ele e para os demais tutores que acompanham esses residentes os meus parabéns e gratidão. Lembro que iniciaram com o Programa de Saúde do Adulto e Idoso, depois veio o saúde mental. Hoje contam com oito programas, dentre eles, para nossa satisfação o da Saúde da família. Tenho certeza que os desafios são inúmeros mas que esses Programas estão com certeza contribuindo tanto para bagagem dos residentes futuros profissionais das áreas de escolha de suas especializações quanto também para a sociedade. Parabéns UFS, a todos os residentes e ex-residentes e profissionais que abrilhantam a categoria farmacêutica em nosso Estado”, conclui a conselheira Federal de Farmácia pelo estado de Sergipe, Fátima Aragão.

 

Fonte: Comunicação do CFF

17/08/2020 17:30
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo