FARMACÊUTICOS PARTICIPAM DE PESQUISA DE TESTAGEM RÁPIDA PARA COVID-19
A INICIATIVA É UMA PARCERIA DO CRF/SE COM O LABIC-UFS

img-6087_982f13c41e423b1628a04d3bd77a2.jpg

No último sábado, dia 20, farmacêuticos do estado de Sergipe participaram da pesquisa de testagem e monitoramento da Covid-19 desenvolvida pelo Laboratório de Bioquímica Clínica (Labic) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) e é fomentado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF-SE) e Ministério Público de Sergipe (MPE-SE). 


“O Conselho de Farmácia tem atuado constantemente em ações de enfrentamento a Covid-19 e é uma honra poder realizar essa ação em parceria com o Labic-UFS, que vai auxiliar o inquérito epidemiológico da doença entre os nossos colegas. O CRF/SE está aqui para você e por você!”, ressalta o presidente do CRF/SE, Marcos Rios. 

img-6098_bba00526d8844ec70ed622fd35ab.jpg

Força-tarefa contra o novo coronavírus


“A realização dos testes sorológicos, processados pelo método semi quantitativo para titulação de anticorpos IgG e IgM para a SARS-CoV-2, tem o objetivo de mapear o cenário da Covid-19 em Sergipe, e, consequentemente, contribuir com autoridades sanitárias na elaboração de estratégias de mitigação da pandemia”, explica Lysandro Borges, conselheiro regional do CRF/SE e professor coordenador do Labic-UFS.


A ação da pesquisa de testagem rápida contou com a participação de 50 farmacêuticos selecionados por sorteio e ocorreu no modelo Drive Thru no estacionamento do CRF/SE. 


Para o farmacêutico Fábio Santos, essa medida é muita importante para todos os farmacêuticos do estado. “Estamos lidando diretamente com pacientes infectados, na linha de frente da pandemia, orientando e dispensando na frente hospitalar, na farmácia comunitária. Então é um evento de suporte aos farmacêuticos muito grande e fica aqui meus parabéns à equipe”, comenta.


“Quero parabenizar a atual gestão do CRF/SE por essa iniciativa junto ao Labic. É muito importante que a testagem seja feita nos profissionais, visto que nós estamos na linha de frente atuando e tendo contato com outros profissionais e com a população. Sentimos a preocupação do conselho, gratidão a todos que estão realizando essa ação”, agradece a farmacêutica Loíde Oliveira.  


O CRF/SE recomenda aos colegas farmacêuticos, que tenham sido notificados com a Covid-19, que estejam atentos aos próximos passos. Que são eles, manter o isolamento de acordo com os protocolos oficiais; comunicar o empregador do diagnóstico positivo e afastamento; e realizar a notificação no sistema e-SUS.  

img-6116_f482cf16b9295634a6e9daeaf.jpg

22/06/2020 18:00
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo