CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA LANÇA A REVISTA PERFIL FARMACÊUTICO

img-1948_252ba9521c54289e52809b.jpg

O farmacêutico, muitas vezes, é condicionado apenas à atuação na farmácia comunitária, atrás do balcão, ou à atuação no ambiente de pesquisa acadêmica, limitado ao microscópio. No entanto, de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 572, de 25/04/2013, os profissionais podem percorrer diversos caminhos centrados em dez linhas de atuação, com 135 possibilidades de especialidades farmacêuticas. Foi a partir desse contexto que o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) lançou na última segunda-feira, 20, a Revista Perfil Farmacêutico.


A revista foi lançada durante a solenidade do Dia do Nacional do Farmacêutico, no Museu da Gente Sergipana, e homenageia 30 farmacêuticos do Estado, que demonstram suas virtudes e possibilidades de destaque além dos estereótipos da profissão.


“Consideramos difícil a escolha de algumas pessoas que se destacam no cenário sergipano para esta primeira edição da revista. Esperamos que estas histórias inspirem os farmacêuticos a assumirem o papel de destaque e se reconheçam nos desejos, expectativas, dificuldades e superação. Que a sociedade o reconheça como nós o reconhecemos como o nosso farmacêutico”, revelou o Presidente do CRF/SE, Marcos Rios. 


Segundo Rios, cada farmacêutico é único e suas atividades são capazes de influenciar muitas pessoas. O lançamento foi a concretização de tal afirmação e o sentimento de gratidão tornou-se unânime aos homenageados. Os comentários atestaram o compromisso que o Conselho possui diante da valorização da classe farmacêutica. 


“A revista foi um marco histórico dentro da proposta de trabalho da nova gestão do CRF/SE, porque desejamos que o farmacêutico seja visto, lembrado, valorizado e, sobretudo, procurado pela população, então a revista tem um valor de vitrine, que mostra os profissionais de diversas áreas que fazem um trabalho diferenciado”, afirmou a secretária-geral do CRF/SE, Elisdete Maria de Jesus.

 

Reconhecimento que alimenta o ofício

img-1834_248942caf09bcb54ed92655.jpg

 

“Estou muito feliz em ser escolhido entre os mais de 1.300 profissionais do Estado. A partir dessa homenagem tenho como esforço continuar fazendo o meu melhor”, declarou o farmacêutico José Mauro Batista. Atuante na Farmácia Comunitária, ele contou sobre o amor pelas pessoas e a preocupação com o cuidado do paciente ao chegar em sua casa - como definiu sua farmácia- para que sempre saia melhor do que chegou. 


Para o farmacêutico Cliomar Alves dos Santos, que atua na área de Laboratório de Análises Clínicas, a homenagem foi motivo de extrema alegria e reconhecimento. “Fico com o dever de me doar mais à profissão, na área da saúde isso significa se doar às pessoas, então fico com o sentimento de dever cumprido e muito a realizar ainda”, afirmou. 


Já para a farmacêutica atuante na Docência do Ensino Superior, Ana Paula Barbosa, foi uma honra muito grande. “O sentimento é de gratidão por ver que estou trilhando o caminho certo e contribuindo com a sociedade sergipana, levando sempre mais conhecimento sobre os medicamentos para os pacientes, cuidando mais do outro”, complementou. 

 

Iniciativa com propósito

img-1826_8b2b56cd3e82a455167540.jpg

Com mais de 50 anos em atividade, o CRF/SE desperta em sua nova gestão o apoio e o incentivo para tornar os farmacêuticos protagonistas autênticos na sua missão. Em decorrência disso, a Assessoria de Comunicação realizou a produção da primeira publicação em revista da instituição a fim de mostrar a importância e o papel do farmacêutico em Sergipe. 


“Nosso objetivo foi pensar em comemorar o Dia do Farmacêutico mostrando as múltiplas áreas farmacêuticas. Ideia aprovada pela diretoria e colocada em prática  a partir da segunda quinzena de novembro”, explicou a assessora do CRF/SE, Rebeca Teixeira. 


Rebeca ainda falou do apoio imprescindível da diretoria, dos farmacêuticos homenageados e toda a equipe envolvida na realização do sonho da publicação. 


Segundo a assessora, existe a proposta para dar continuidade ao projeto em outros formatos, “para o futuro estamos pensando em propostas audiovisuais, mas ainda são abordagens a serem discutidas junto à diretoria”.


Vale ressaltar que em breve o CRF/SE irá disponibilizar a revista online.

23/01/2020 17:00
Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo