Notícias

19.05.2018

WORKSHOP PROMOVIDO PELO CRF/SE LOTA AUDITÓRIO



Auditório lotado e olhares atentos. Foi esse o clima que marcou o Workshop de Farmacêuticos na Saúde Pública realizado pelo Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) na tarde desta quinta-feira, 17 de maio. Com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o evento trouxe como palestrantes as professoras Dras. Silvana Nair Leite, da UFSC e Noemia Urruth Leão Tavares, da UnB e contou com a mediação do professor Dr. Divaldo Lyra Jr., da UFS. 

 

Durante a tarde, os farmacêuticos presentes puderam ter acesso a diversos temas relacionados à atuação do farmacêutico na saúde pública, entre eles as políticas públicas na área de saúde, acesso aos medicamentos no Brasil e os desafios dos serviços de farmácia no Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

De acordo o Diretor Tesoureiro do CRF/SE, Fábio Ramalho, “um dos nossos objetivos enquanto Conselho é também promover eventos e cursos de complementação de formação para os profissionais”. Fábio ressalta ainda a importância de ter instituições parceiras para a realização desses cursos e acrescenta: “Essa tarde foi uma oportunidade de termos grandes palestrantes aqui no estado, trazendo discussões interessantes sobre diversos temas relacionados à atuação farmacêutica na saúde pública”. 

 

A farmacêutica e mestranda em Farmácia na UFS Luana Macedo também estava presente no evento e afirma ter gostado bastante. Segundo ela, essa é a primeira vez que ela participa de algum dos cursos de capacitação promovidos pelo CRF/SE e a experiência foi tão boa que ela pretende voltar outras vezes. “Eu adorei o curso, principalmente pelo fato de ser uma oportunidade rara de juntar a academia, os farmacêuticos e o Conselho. As palestrantes são muito experientes e suas falas só tiveram a acrescentar no que já sabemos sobre o tema. Foi incrível”, completa. 

 

Da teoria à prática: a importância de construir espaços de discussão

 

Durante o Workshop, os palestrantes destacaram também a importância da realização constante de cursos e eventos de qualificação para o profissional farmacêutico. Essa necessidade é observada, por exemplo, na fala da professora Noemia Urruth Leão Tavares, quando ela afirma: “esses momentos de discussão com os profissionais são muito importantes para a qualificação dos serviços que são prestados nas unidades de saúde. Foi um momento muito interessante de troca de experiências e de contato entre as questões acadêmicas e o dia a dia da prática farmacêutica na saúde pública”. 

 

Já para a professora Silvana Nair Leite, esse tipo de evento é importante por chamar atenção para a função do Conselho de também proteger a sociedade. “Ações como essas são também ações de defesa da sociedade, pois a partir do momento que o farmacêutico está melhor preparado para promover o uso correto dos medicamentos e compreende melhor as políticas públicas na área da saúde, a sociedade também está mais segura”, explica. 

 

Corroborando com a opinião das duas farmacêuticas, o professor Divaldo Lyra Jr. acrescenta que o CRF/SE é um parceiro importante para o desenvolvimento da profissão no estado de Sergipe e para promover o melhor atendimento da população nas unidades de saúde. “Visando isso, trazer pessoas desse gabarito para compartilhar as suas experiências conosco é de fundamental importância”, explica.







Copyright © 2018
Direitos Reservados