Notícias

07.05.2018

DIRETORIA DO CRF/SE VISITA CIMUFS-LAG DURANTE AÇÃO NO MUNICÍPIO



Na manhã do último sábado, 5 de maio, a Diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) visitou o Centro de Informações sobre Medicamentos da Universidade Federal de Sergipe Campus Professor Antônio Garcia Filho (CIMUFS-LAG). A visita integrou a ação de promoção do Uso Racional de Medicamentos realizada no dia 5 de maio no município de Lagarto. 

 

Sediado no Hospital Universitário de Lagarto (HUL) e com apoio da Empresa Brasileira de ServiçosHospitalares (EBSERH), o CIMUFS – LAG conta com docentes efetivos e substitutos do Departamento de Farmácia (DFAL) e é coordenado pelos Profs. Drs. Taís Cristina Unfer, Rafael Ciro Marques Cavalcante e Adriana Andrade Carvalho.  O Centro também conta com o apoio técnico de um farmacêutico, registrado no Conselho Regional de Farmácia e participação de estudantes do curso de farmácia da UFS-Lagarto.

 

O objetivo principal do CIMUFS-LAG é reunir, analisar, avaliar e fornecer informações sobre medicamentos, tendo como base de atuação o direito fundamental do cidadão à informação, consagrado no Artigo 5o da Constituição Federal. Através da prestação de informações passivas e ativas sobre medicamentos, o projeto pretende promover o uso racional de medicamentos.

 

Segundo Elisdete Santos, Secretária-Geral do CRF/SE, a visita ao CIMUFS-LAG foi bastante proveitosa. “Todo serviço de informação sobre medicamentos sempre é muito bem-vindo e aqui temos poucos serviços desse tipo”, explica. “Ficamos muito felizes com o que vimos. Apesar de ser um serviço ainda inicial, é um serviço que está atingindo a população e a classe dos enfermeiros e médicos do Hospital Universitário de Lagarto. Ou seja, ele está atingindo bons resultados”, complementa. 

 

 

 

O QUE É UM CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS?

 

Segundo a OMS, Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) são unidades operacionais que proporcionam informações técnico-científicas sobre medicamento, de modo objetivo e oportuno, constituindo uma estratégia para atender necessidades particulares de informação, tanto pelos profissionais da área da saúde, quanto pela população em geral. 

 

A informação técnica qualificada fornecida pelos CIMs pode auxiliar significativamente na garantia do direito integral e universal à saúde, contribuindo para o alcance de seu principal objetivo, a promoção do uso racional de medicamentos.







Copyright © 2018
Direitos Reservados