Notícias

26.04.2018

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE SERGIPE PROMOVE CAMPANHA PELO DIA NACIONAL DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS



No dia 5 de maio é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Para lembrar a data, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) em parceria com outras instituições desenvolverá, entre os dias 2 e 5 de maio, a campanha “Medicamento não é brinquedo”, que tratará sobre o uso racional de medicamentos em crianças. 

 

Na ocasião, o farmacêutico de Pernambuco Flávio Lago virá ao estado para o lançamento do seu livro “Medicamento não é brinquedo”, obra responsável por originar o nome da campanha do CRF/SE. O lançamento ocorrerá no dia 3 de maio, quinta-feira, às 17h, no Museu da Gente Sergipana. No evento, será realizada a abertura oficial da campanha do Uso Racional de Medicamentos em Sergipe, que contará, além do lançamento, com uma palestra a respeito dessa temática e um coquetel. 

 

Serão promovidas também ações em escolas, entre as quais a primeira ocorrerá no dia 2 de maio, quarta-feira, às 15h, na Escola Municipal João Teles, na cidade de Aracaju. Na ocasião, haverá uma palestra sobre o “Uso Racional de Medicamentos”, além da distribuição de material educativo contendo informações sobre o tema.  Já no dia 3 de maio, quinta-feira, as ações serão desenvolvidas no Bairro Rosa Elze, em São Cristóvão. Pela manhã, às 8h, no Colégio Armindo Guaraná, ocorrerá uma palestra com o tema “Medicamento não é brinquedo” e também a distribuição de material educativo sobre o uso correto de medicamentos. Além disso, o grupo Farmacêuticos da Alegria realizará ações na escola. 

 

Por fim, no dia 5 de maio, sábado, a campanha terá ações na Praça Filomeno Hora, no município de Lagarto, às 8h. Durante o evento, serão contemplados assuntos como uso racional de plantas medicinais, fitoterápicos e homeopáticos; Medicamentos Genéricos, Similares e de Referência; administração de medicamentos, além de haver a distribuição de material educativo e caminhada aos estabelecimentos da cidade. Estarão também presentes profissionais e estudantes de Farmácia, que realizarão orientações sobre o uso correto dos medicamentos e os riscos da automedicação durante toda a manhã. 

 

Segundo Elisdete Maria Santos de Jesus, Secretária Geral do CRF/SE, “esse tema foi escolhido pelo fato do público infantil ser um grupo muito suscetível às intoxicações medicamentosas devido à curiosidade presente nessa fase, bem como o descuido dos responsáveis em relação ao armazenamento dos medicamentos e a desinformação em relação a administração dos mesmos”. Para ela, essas ações preventivas e educativas são necessárias no combate à cultura da automedicação. “Diante desse contexto, a realização da campanha pelo Uso racional de medicamentos visa orientar a população a respeito de dúvidas mais comuns sobre a utilização correta dos medicamentos em crianças e na população em geral.  Essa campanha também acontece pela valorização do profissional farmacêutico, reforçando a sua importância enquanto profissional habilitado para orientar a população e reforçar que as farmácias são estabelecimentos de saúde”, explica.







Copyright © 2018
Direitos Reservados