Notícias

26.06.2017

GINCANA PEDAGÓGICA INTEGRA ALUNOS DE FARMÁCIA E SOCIEDADE



A extensão universitária é um processo acadêmico que aproxima os estudantes das reais necessidades da sociedade, promovendo uma interação social que proporciona um processo educacional, cultural e científico e fazendo com que eles associem à prática os aprendizados adquiridos ao longo do curso de forma humanizada. No intuito de construir essa interação, a Universidade Tiradentes promoveu, no fim de maio, a 2ª Gincana Pedagógica do Curso de Farmácia: Doar é o melhor remédio. Todos os discentes do curso, mais de 500 alunos, distribuíram-se em equipes para interagir com a comunidade por meio de atividades lúdicas.

 

Divididos em quatro equipes - de cores verde, amarela, azul e vermelha -, os alunos passaram por quatro etapas de uma competição. Na primeira, eles tinham que arrecadar medicamentos que estivessem aptos a serem usados, em condições ideais de armazenamento e dentro do prazo de validade. Surpreendentemente, os participantes conseguiram reunir 12 mil medicamentos, doados para instituições como GACC, Hospital Cirurgia, IBEM, Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro e Asilo SAME. Durante a arrecadação, os alunos também foram submetidos a palestras educativas com os temas “Uso Racional de Antibióticos”, ministrada pela farmacêutica bioquímica Dr. Mônica Almeida, e “Descarte Correto de Medicamentos”, ministrada pela farmacêutica Drª Ilca Lima.

 

A segunda etapa foi direcionada à arrecadação de alimentos não perecíveis. O sucesso da brincadeira foi contabilizado em cerca de seis toneladas doadas também para o GACC, IBEM e Asilo SAME e para comunidades carentes no bairro Lamarão e no município de Simão Dias. Já na terceira etapa, os alunos se empenharam na caracterização para apresentações culturais, nas quais representaram diversos temas, como a história da farmácia, a história de Sergipe e a diversidade de ritmos brasileiros.

 

Para encerrar a gincana, na quarta e última etapa, os participantes foram submetidos a rodadas de perguntas sobre conhecimentos específicos da área farmacêutica. Assim, foram avaliados através de conteúdos voltados à farmacologia, assistência farmacêutica, tecnologia farmacêutica, farmácia hospitalar e farmacotécnica. Ao finalizarem a última etapa, os pontos das quatro equipes foram somados, apontando o grupo vencedor.

 

“Foi um momento que posso identificar como mágico, pois integramos a maioria dos alunos do primeiro ao décimo período com a maioria dos docentes do curso, que participaram ativamente não só da elaboração do projeto, como também nas entregas das doações”, conta a Prof. Msc. Juliana Dantas, coordenadora do curso de Farmácia da Unit.

 

Juliana ainda ressalta a importância da extensão universitária na formação acadêmica. “É uma oportunidade maravilhosa de democratizar conhecimentos acadêmicos adquiridos com a comunidade, pois identificamos que a humanização é o caminho para tornar nossos alunos melhores profissionais farmacêuticos”, afirma.







Copyright © 2017
Direitos Reservados